Light vai reajustar conta de luz em 2,14%

06/11/2003 - 19h39

Brasília, 6/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os consumidores residenciais da concessionária Light vão ter reajuste em sua conta de luz de 2,14%. O percentual total definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi de 4,16% e começa a vigorar a partir de amanhã.

O percentual total será aplicado de maneira diferenciada entre as categorias de consumo, por isso os consumidores residenciais vão ter o menor aumento. De acordo com a Aneel, este o menor reajuste definido entre as distribuidoras de energia que já passaram pela processo de revisão tarifária.

No início da revisão, a Aneel previa reajuste de 6,15%. A queda se deu porque "a Tarifa de Uso dos Sistemas de Distribuição (TUSD), paga pelos consumidores livres à Light pela utilização de sua rede de distribuição, foi atualizada, resultando no aumento da receita total da concessionária." Os consumidores livres são aqueles que igual ou maior que 3 megawatts (MW) e podem escolher livremente seu fornecedor de energia.

O número não deve agradar a concessionária. De acordo com a Aneel, cálculos enviados pela concessionária apontavam para um aumento de 51,16%. No entanto, a receita da empresa terá aumento de 6,88% com os reajustes.

A Light atende cerca de 3,3 milhões de unidades consumidoras em 33 municípios do estado do Rio de Janeiro. A Light atende mercado que representa, aproximadamente, 6,83% do consumo total de energia do Brasil e 12,54% na região Sudeste.