Berzoini revoga circular que suspendia saque de benefícios por idosos

06/11/2003 - 19h05

Brasília, 6/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, determinou, no início da noite de hoje, a revogação da Circular nº 29, baixada na segunda-feira passada (3), que suspendia os saques de benefícios por aposentados e pensionistas com idade acima de 90 anos ou com mais de 30 anos na condição de beneficiário.

Em nota, a Assessoria de Imprensa do Ministério informou que a diretoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) editou um novo memorando-circular, de nº 31, supendendo o ato anterior, e restabelecendo o pagamento dos benefícios dos cerca de 105 mil segurados que estavam nessa situação a partir da próxima segunda-feira (10). De acordo com a nota, o dinheiro não estará disponível antes deste dia, já que há a necessidade de 24 horas para reverter a determinação do bloqueio dada à rede bancária responsável pelos pagamentos.

A nota informa, ainda, que a decisão do ministro de voltar atrás no recadastramento dos idosos não causará prejuízo ao cadastramento, que irá prosseguir a fim de evitar fraudes no sistema. De acordo com estatística da Previdência, em torno de 30 mil benefícios do total de 105 mil pagos pelo INSS são fraudulentos e sacados por procuradores de segurados já falecidos.