Passa bem menina que recebeu prótese no crânio em Porto Alegre

31/10/2003 - 20h00

Porto Alegre, 31/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - Passa bem a menina Stefanie Silva, de 10 anos, submetida hoje, no Hospítal Cristo Redentor, em Porto Alegre, a uma cirurgia para implantação de prótese de cimento cirúrgico especial que cobre cerca de 50 por cento do crânio.

No dia 20 de setembro, a menina teve parte da calota craniana retirada ao ser submetida a uma cirurgia para extração de um tumor na parte frontal da cabeça. A cirurgia foi bem sucedida, e em três semanas Stefanie teria a calota craniana reimplantada em procedimento cirúrgico que vem sendo realizado no Hospital Cristo Redentor, com a utilização do próprio material humano.

Depois de três protelações da cirurgia, o pai da menina, o jornalista catarinese Jairo Miguel Silva, de 32 anos, descobriu, por informações de um estagiário do hospital, que a calota do crânio de sua filha, que deveria ser reimplantado, havia sido descartado por descuido no lixo hospitalar.

Jairo recorreu ao Ministério Público pedindo providências e fez a denúncia por meio da imprensa. Além dos prejuízos imediatos, ele questiona também como será no futuro de sua filha, com apenas 10 anos, que está em fase de crescimento e a prótese não cresce.

A superintendência do hospital instaurou sindicância para descobrir os responsáveis pelo incidente.