Brasília, 31/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho de Aviação Civil (Conac) decidiu criar um comitê para estudar de que forma os preços dos combustíveis estão sendo formados e se estão adequados. A resolução faz parte das diretrizes aprovadas pelo Conselho que estabelecem o marco regulatório e a política do setor.
A idéia é que o comitê busque adequar a política de preços dos combustíveis de aviação. O objetivo é reduzir o impacto do aumento dos preços no orçamento das empresas do setor. Hoje, um terço dos gastos das grandes companhias são com combustível. E o preço do produto é definido pelo próprio mercado. "A liberdade econômica não é incompatível com a ordem", destacou o ministro da Defesa José Viegas.
A resolução determina que o comitê seja composto por representantes dos ministérios que compõem o Conac, Ministério de Minas e Energia e especialistas convidados. Ela define ainda que o grupo seja coordenado pelo Ministério da Defesa e que apresente conclusões sobre o tema no prazo de noventa dias.