Priscila Mazioti
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Brasil depois das reformas será o tema do programa "Debate Nacional", que estréia hoje às 22h30. Produzido pela Radiobrás, o programa contará com a participação do ministro Tarso Genro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, e do senador Eduardo Azeredo, em Brasília; do ex-ministro e economista Marcílio Marques Moreira, no Rio; e do sindicalista Luiz Marinho, em São Paulo. O mediador será o jornalista Florestan Fernandes Júnior. A previsão inicial era transmitir o programa em rede nacional das emissoras públicas – TVE e TV Cultura. Devido a problemas técnicos, nesta primeira fase, não foi possível articular esta rede. "Debate Nacional" será transmitido hoje apenas pela TV Nacional e pelo canal NBR.
O diretor do Departamento de Telejornalismo da Radiobrás, José Roberto Garcez, informa que o programa será semanal e pretende incluir convidados de todo o Brasil, "com opiniões polêmicas, capacidade de decisão sobre o assunto e representatividade nacional na discussão dos temas". Hoje estarão em debate o crescimento econômico, o emprego e os investimentos depois das reformas. O público também poderá participar por telefone, e-mail e fax.
De acordo com o diretor, "a idéia é trazer convidados de todo o Brasil, não só do Rio ou de São Paulo. Queremos que o programa tenha uma linguagem acessível a pessoas de todo o país".