Brasília, 19/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério das Relações Exteriores divulgou agora à noite, nota oficial de pesar pela morte do representante das Nações Unidas no Iraque, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. "Chocado e compungido, o governo brasileiro recebeu com profunda tristeza a notícia da morte de Sérgio Vieira de Mello, em decorrência de bárbaro e insensato ato terrorista", afirma o Itamaraty.
De acordo com o documento, Sérgio Vieira de Mello "sempre se desincumbiu com grandeza e profissionalismo das difíceis missões que lhe foram confiadas no Camboja, na Bósnia e no Kossovo, entre outras. No Timor Leste, teve papel fundamental, na qualidade de chefe da Autoridade Transitória das Nações Unidas, na reconstrução do país e na consolidação de suas instituições. Era um defensor incansável do humanismo, da paz, do direito e do multilateralismo. Honrou a cidadania brasileira e é motivo de orgulho para toda a Nação".
O Itamaraty informou, também, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou luto oficial por três dias e decidiu outorgar a Ordem Nacional do Mérito, em seu grau máximo, a Sérgio Vieira de Mello, como homenagem póstuma. O avião presidencial foi colocado à disposição da família para transportar o corpo de Sérgio Vieira de Mello para o Brasil, "se esse for o desejo da família".
De acordo com Assessoria de Comunicação do Itamaraty, o governo brasileiro está recebendo inúmeras manifestações de pesar de líderes mundiais. Entre muitos telefonemas, o ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, atendeu o do secretário de Governo dos Estados Unidos, Collin Powel, que apresentou em nome de seu país, condolências ao governo do Brasil.