Assembléia Legislativa de SP homenageia a mais antiga organização estudantil do país

04/08/2003 - 21h02

São Paulo, 4/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - A mais antiga organização estudantil do Brasil, o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco/USP, está completando cem anos. Para comemorar, foi realizada hoje sessão solene na Assembléia Legislativa de São Paulo, promovida pelo deputado estadual Simão Pedro (PT). "Homenagear uma instituição como essa é defender um projeto de nação", justificou o deputado, lembrando que "o XI de Agosto participou, praticamente, de todas as lutas em defesa dos interesses da nação, em prol da democracia no Brasil e inúmeras causas populares".

O secretário de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, Sérgio Renault, destacou que o centro acadêmico "sempre esteve presente em todos os momentos da luta pela democracia e pela consolidação da democracia no Brasil". O secretário informou que os trabalhos do processo de reforma e modernização do judiciário, iniciado com a criação da secretaria em maio último, estão a pleno vapor. "Esperamos já ter alguns resultados importantes a partir desse segundo semestre, mas é um trabalho de fôlego. Nós não podemos ter uma preocupação muito forte com o tempo, porque mais importante que o prazo de tempo é, certamente, fazer uma reforma que realmente traga benefícios para toda a população brasileira".

Participaram da solenidade o vice-prefeito de São Paulo, Hélio Bicudo; o presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci; e o jurista Dalmo Dallari, entre outras autoridades.