Porto Alegre, 4/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - "Até os três anos de idade as crianças já atingem o ápice do desenvovimento cerebral e nessa fase é fundamental o cuidado dos pais. Tudo o que uma criança aprende nesse período levará para o resto da vida".
A tese foi defendida nesta segunda-feira, nesta Capital, pelos três especialistas americanos em saúde e educação, Michael Levine, Lisa Bernstein e Ellen Galinsky, que vieram ao Rio Grande do Sul a convite da Unesco e da Secretaria Estadual da Saúde, para falar aos técnicos do programa Primeira Infância Melhor, da SES, sobre suas experiências em campanhas para a televisão envolvendo saúde infantil. A intenção da secretaria é aproveitar a vivência deles na divulgação das ações do programa que priorizam o estímulo ao desenvolvimento integral das crianças, e realizar intercâmbio de informações para programas que já vêm sendo desenvolvidos com sucesso nos Estados Unidos. Ao explicar a importância dessas informações, os americanos defenderam a importância de conscientizar a população por meio de campanhas publicitárias.
Amanhã (5), das 14h às 18h, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), será realizado o seminário Mídia e Infância, aberto ao público e profissionais das áreas de comunicação e saúde infantil. O secretário Osmar Terra abre o seminário, que deverá reunir mais de 500 participantes. Os americanos permanecem no Estado até quarta-feira (6).
Quem são os especialistas
Michael Levine é ex-diretor executivo da Fundação I Am Your Child, reconhecida por promover vídeos e campanhas publicitárias sobre a importância do desenvolvimento saudável das crianças e de sua preparação para a escola.
Ellen Galinsky é especialista em assuntos de família e trabalho, e participou de duas conferências na Casa Branca sobre "Adolescência" e "Cuidado Infantil". Autora de mais de 20 livros, um deles escolhido pelo jornal The Wall Street como um dos melhores de 1999. Colaboradora de uma série televisiva sobre a aprendizagem na primeira infância.
Lisa Bernstein é diretora executiva e co-fundadora de uma fundação que desenvolveu um programa para casais de baixa-renda, cujo foco são a educação e os cuidados de saúde pré-natal. Este Programa espera beneficiar, este ano, mais de 100 mil casais e profissionais de saúde nos Estados Unidos