Rio, 01/08/2003 (Agência Brasil-ABR) - De hoje até o dia 17, as três Américas estarão unidas sob a bandeira do esporte. Exatamente às 19 horas (horário local), 20 horas (horário de Brasília), teve início a décima quarta edição dos Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, considerada o berço da América. O governo dominicano se empenhou para que o evento transcorra dentro da mais absoluta normalidade, principalmente para divulgar o turismo local, principal fonte de renda do país. Só que a população dominicana não aprovou os gastos, considerados elevados, de acordo com a realidade do país que vive uma crise financeira, graça ao aumento do custo de vida.
Com esse quadro, o público local não compareceu em grande número ao Estádio Juan Pablo Duarte, palco da cerimônia de abertura, apesar de o governo ter autorizado a redução para três dólares no preço dos ingressos, inicialmente cobrados a seis . O que se viu foi um estádio com um público bem abaixo do imaginado. Dentro de campo, a cerimônia começou com a apresentação de grupos folclóricos locais, fazendo uma alusão ao carnaval caribenho. A apresentação durou cerca de 15 minutos. Em seguida, a Argentina abriu o desfile das delegações. A do brasileira veio logo depois da Bolívia e foi bastante aplaudida principalmente pela descontração, a começar pelo porta-bandeira Maurício, levantador da seleção brasileira de vôlei masculino. A bandeira conduzida por Mauricio chamou a atenção, pois estava fora dos padrões normais da Bandeira brasileira. O desfile das delegações foi encerrado pelos atletas da República Dominicana, tendo como porta-bandeira o atleta Felix Sanchez, grande ídolo do esporte local.
Após o desfile das delegações foram hasteadas as bandeiras e houve discursos do Presidente do Comitê Organizador do Pan 2003, José Joaquim Puello; do presidente da Organização Desportiva Pan-Americana, Mario Vasquez Raña e finalmente o Presidente Hipólito Mejia, que declarou aberto o Pan 2003. Após a cerimônia foi efetuado o juramento dos árbitros e atletas, seguido de um show com artistas locais. A cerimônia foi concluída com a entrada da tocha olímpica, conduzida mais uma vez pelo atleta dominicano Felix Sanchez, passada para um jogador de baseball, que numa tacada acendeu a pira olímpica sob aplausos do público.
Amanhã (2) começam as competições em busca da quebra de recordes e medalhas. Para o Brasil, o Pan 2003 começa às 12 horas, com o Basquete feminino jogando contra o Canadá. O basquete masculino estréia no final da tarde, também contra o Canadá
POLICIA REPRIME ATO DE PROTESTO
Momento antes da cerimônia de abertura a polícia local foi obrigada a intervir para acabar com uma manifestação de protesto denominada "Tocha da Fome". O ato foi interceptado por policiais e deixou como saldo dois feridos com balas de borracha: uma menina de oito anos e uma jornalista. Apesar da repressão os manifestantes prometeram continuar com os protestos em todos os 17 dias dos Jogos Pan-Americanos. Um dos lideres do movimento é o padre salesiano Rogelio Cruz, que considerou a atitude policial intolerante e ditatorial. (Tarcio Santos)