Palocci diz que crescimento da economia começa este ano

01/08/2003 - 20h39

Brasília, 01/08/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que o crescimento da economia pode ser iniciado ainda este ano. Em entrevista ao "Jornal da Record", lembrou que os juros estão caindo e a inflação converge para as metas previstas pelo governo. "Não há porque não acreditar que os juros não vão convergir para baixo. Esse é o cenário que anuncia o crescimento. Não começa o ano que vem não. Começa este ano."

O ex-prefeito de Ribeirão Preto afirmou, também, que não haverá redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com tem pedido a indústria automotiva para incrementar as vendas, e justificou: "não vamos agir sobre pressão. Não há hipótese de se trabalhar com um incentivo que não chega ao consumidor".

O ministro da Fazenda comentou, ainda, que as concessões na proposta do deputado José Pimentel (PT-CE), relator da reforma da previdência, não alteram o fundamento da reforma. "Nossa expectativa é que ela (reforma) caminhe. Esperamos a previdência social com regras equilibradas e sustentável no futuro", salientou.

Apesar de elogiar o seu antecessor, Pedro Malan, Palocci fez questão de ressaltar que as políticas deste governo e do anterior são diferenciadas: "temos pauta de desenvolvimento e crescimento econômico, voltada para a melhoria da distribuição de renda e que dê conta da disparidade de renda. É diferente (política). Não é desrespeito à equipe anterior".