Presidente lembra a empresários a importância que têm para os projetos sociais

08/07/2003 - 21h48

São Paulo, 8/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje durante a solenidade de lançamento da ONG Apoio Fome Zero, que "o gesto pode marcar um novo momento no país" no combate à miséria. A ONG é formada por empresários comprometidos com a melhoria dos indicadores sociais no país,

O presidente destacou a importância que os empresários têm para com os projetos sociais. "O Brasil precisa de mim, mas precisa muito mais de vocês, que podem mais do que o governo", disse Lula.

O presidente-executivo da entidade, Antoninho Marmo Trevisan, informou que cerca de 100 empresas, representando metade do PIB (Produto Interno Bruto) do país, estão associadas ao projeto. A Apoio Fome Zero escolheu a primeira-dama Marisa Letícia da Silva como presidente de honra.

Descontraído, o presidente Lula brincou com a platéia, composta em sua maioria por empresários, ao afirmar que "se eu soubesse que o projeto Fome Zero fosse capaz de reunir o PIB que está reunido aqui, eu teria me candidatado à presidência da ONG".

O presidente lembrou em seu discurso os resultados do programa em Guaribas, primeira cidade que recebeu alimentos do Fome Zero. O número de crianças internadas e a mortalidade infantil foram reduzidas.

Sobre a greve dos servidores públicos federais, o presidente Lula reafirmou que "a greve é um direito universal dos trabalhadores". Mas lembrou que a sua aprovação vem em benefício dos próprios trabalhadores. "A reforma (da Previdência) é que o pode possibilitar daqui a 10,15 ou 20 anos, que o Estado brasileiro possa pagar o benefício aos trabalhadores", disse Lula, acrescentando que a mudança na Previdência "vai garantir que no futuro nossos filhos e nossos netos tenham direitos".

O presidente permanece na noite de hoje em sua residência em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e amanhã às 9 horas embarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos para a Europa.