Brasília, 8/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Pela primeira vez, estarão juntos num encontro de trabalho os técnicos brasileiros responsáveis pelo planejamento e pela execução da política nacional de proteção à população e prevenção contra desastres. Nos próximos dias 17 e 18 de julho, em Teresina (PI), os coordenadores estaduais de Defesa Civil e os comandantes gerais de Corpos de Bombeiros de todo País participarão de uma inédita reunião conjunta. A iniciativa é da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.
A Reunião dos Coordenadores Estaduais de Defesa Civil e dos Comandantes Gerais de Corpos de Bombeiros é uma ação de planejamento participativo do Governo Federal. O propósito é incentivar que todos os segmentos da sociedade colaborem na prevenção e minimização dos efeitos dos desastres. "A aproximação e a integração entre os personagens resultará na atuação mais coordenada e na maior proteção da população", afirma o secretário nacional de Defesa Civil, Jorge Pimentel. No encontro, os participantes poderão conhecer as iniciativas de Defesa Civil previstas nos Plano de Ação 2003 e Plano Plurianual (PPA 2004/2007).
Os participantes da reunião ajudarão na definição do calendário e dos locais para a formação de 2,2 mil agentes de Defesa Civil em 2003. A Sedec tem pronta uma estratégia para organizar 40 cursos de capacitação de pessoal a fim de preparar, nos Estados, os responsáveis pelo planejamento e a coordenação das ações de prevenção e minimização dos desastres. "É importante uma ação difusa, descentralizada de desenvolvimento de recursos humanos para ajustar esse trabalho de capacitação às diferentes realidades do País", explica o secretário.
A reunião em Teresina também servirá para discussão que orientará, nos Estados e Municípios, a preparação dos Planos Diretores de Defesa Civil. Levantamentos em todo País identificarão as ameaças, os riscos, os prováveis danos, a capacidade de resposta e orientará ações para minimizar conseqüências dos acidentes e desastres. "Assim, as áreas mais vulneráveis e com maior probabilidade de ocorrência de desastres terão prioridade na liberação de recursos", diz Pimentel. Os participantes também conhecerão as iniciativas da Sedec para a criação de mil Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) neste ano. "A Sedec proverá meios técnicos e financeiros para que a prevenção de desastres comece pelos municípios."