Inmet informa que nevoeiro pode se repetir no Rio de Janeiro

08/07/2003 - 17h43

Rio, 8/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O forte nevoeiro que atingiu o Rio na manhã de hoje pode ter sido causado pela onda de frio que chega amanhã (9) ao Sul do país e que, provavelmente, vai se deslocar para o Sudeste no fim de semana. A frente fria deve provocar a ocorrência de neve nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Existe também a possibilidade de nevar nos picos com mais de 2,2 mil metros da Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, que divulgou as informações, o simples deslocamento da frente em direção à região Sudeste, que está sob o efeito de uma massa quente e seca, pode causar um contraste térmico e originar o nevoeiro.

De acordo com técnicos do Inmet, os nevoeiros são comuns neste época do ano e podem se repetir no Rio de Janeiro. Por causa do nevoeiro, o Aeroporto Santos Dumont ficou fechado para pouso e decolagem e o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim operou por instrumentos. As barcas que fazem a travessia Rio-Niterói pela Baía de Guanabara também voltaram a circular às 10h30, após a liberação da Capitania dos Portos.

Quanto ao atraso da embarcação Vital Brazil, que ficou à deriva durante quatro horas e que teria se chocado com um barco de pesca, a Barcas S/A divulgou nota oficial informando que os 120 passageiros desembarcaram com segurança, às 9h30, na Praça XV. Segundo a nota, "durante a viagem, a barca Vital Brazil não apresentou qualquer problema mecânico ou de segurança. Todos os equipamentos estavam em perfeito funcionamento, conforme vistoria realizada pela Capitania dos Portos, imediatamente após a chegada da embarcação à Praça XV. Com relação ao barco de pesca – com duas pessoas a bordo – presente na rota da barca, tripulação e passageiros informaram que, em nenhum momento, tal canoa foi atingida. A embarcação chegou a ficar bem próxima à barca Vital Brazil, porém não foi avariada, nem tampouco emborcou. Um dos pescadores saltou para dentro da barca Vital Brazil. Os marinheiros da Barcas S/A jogaram coletes salva-vidas para o segundo pescador, que estava dentro da canoa. Os coletes foram recolhidos pelo mesmo para dentro da canoa, que foi afastada pelo pescador sem dificuldades".

Na nota, a Barcas S/A afirma que está disponível para coloborar com a Capitania dos Portos e se prontifica a quaisquer esclarecimentos posteriores.