Fome Zero poderá ser adotado por países africanos de língua portuguesa

08/07/2003 - 11h30

Lisboa(Portugal), (Agência Brasil – ABr) – O governo brasileiro vai apresentar o Programa Fome Zero na VIII Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), marcada para os próximos dias 17 e 18, em Coimbra, Portugal. A idéia, segundo o Secretário Executivo da CPLP, Embaixador José Augusto Medicis, é estender aos países de língua portuguesa, principalmente às cinco nações africanas e o Timor Leste, a experiência que vem sendo aplicada no Brasil.

O Fome Zero, lançado pelo presidente Lula, logo após a sua posse, teve um impacto muito grande em Moçambique, Angola, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Nesses países, a fome e a desnutrição também são uma realidade cotidiana. Todos sofrem por falta de alimentação básica, e em muitos casos, até passam por situações mais graves do que no Brasil.

"A idéia é estender o Fome Zero aos países de língua portuguesa com baixo desenvolvimento. Pouco a pouco, medidas e ações que forem aplicados no Brasil, poderão ser incorporadas por esses países", acrescentou o Embaixador.

Durante a VIII Reunião da CPLP, marcada para os próximos dias, também estarão em pauta discussões sobre a reconstrução de Angola, Direitos Humanos e Abolição da Pena de Morte e a Propagação da Língua Portuguesa, entre os países da comunidade, principalmente Timor Leste, onde somente 10% da população fala português.

Na próxima quinta-feira (10), o Presidente Lula irá à sede da CPLP e será homenageado com a inauguração de uma placa que deixará registrado no local sua visita.