Brasil pode sediar Campeonato Mundial de Jogos Aquáticos

08/07/2003 - 14h49

Brasília, 8/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - A eleição para escolher a cidade que vai sediar o Campeonato Mundial de Jogos Aquáticos de 2007 será realizada sábado (12) no Gran Marina Hotel, em Barcelona. A escolha será feita por uma comissão da Federação Internacional de Natação (FINA), formada por representantes de vários países. As chances de o Brasil ganhar são muitas, afirma o chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Esporte, Luiz Garcia Júnior. "O Brasil tem potencial e grande chance de ser eleito. Estamos ganhando apoio de vários outros países. Esta será a primeira vez que o campeonato vai ser disputado em um país da América Latina".

O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e a secretária Nacional de Alto Rendimento, Maria Paula Gonçalves, a Magic Paula, viajam amanhã (9) para a Espanha para demonstrar o empenho do governo brasileiro em trazer o campeonato para o país. O desembarque está previsto para a manhã da quinta-feira (10) em Madri.

A idéia é aproveitar a estrutura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, no mesmo ano. "O Rio já sediou algumas competições de natação, e a vontade de trazer os Jogos Mundiais Aquáticos já vem de alguns anos. Acredito que o Rio tem todas as condições, principalmente porque será logo após os Jogos do Pan, quando a cidade estará bastante estruturada", torce Magic Paula.

O ministro e a secretária aproveitarão a passagem pela Espanha para conhecer centros de Treinamento de Alto Rendimento, em Barcelona e em Madri. O Brasil quer aproveitar a experiência espanhola e adaptá-la para construir modernos centros de treinamento para atletas que visam a competir.

A visita ao Centro de Alto Rendimento de Barcelona será quinta-feira (10), às 12 horas, em companhia do cônsul do Brasil em Barcelona, Paul Taunay. Já em Madri, às 12 horas de sexta-feira (11), eles conhecerão o centro sob orientação do presidente do Conselho Superior de Deportes, Juan Antonio Gomes Ângulo.

Os representantes do governo brasileiro visitarão, ainda na sexta-feira, o Comitê Olímpico Español – ADO, em Madri, onde serão recebidos pelo presidente do Comitê, José Maria Echeverría Artache. No domingo (13) de manhã, o ministro e a secretária assistem a final da Liga Mundial de Vôlei no ginásio Vista Alegre, em Madri. À noite, embarcam para o Brasil.