Banco Interamericano financia modernização do Tribunal de Contas da União

08/07/2003 - 18h00

Brasília, 08/07/2003 (Agência Brasil-ABR) - O governo brasileiro assinou hoje contrato de US$ 10 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento de programa de modernização do Tribunal de Contas da União (TCU). O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, participou da solenidade de assinatura do documento.

Para ressaltar a importância do acordo, Palocci disse que a modernização do TCU representa mais um passo no caminho do fortalecimento das instituições brasileiras. " O segredo para a estabilidade social, econômica e institucional não é segredo porque o segredo está exposto neste novo século. Está no planejamento ordenado e no fortalecimento das nossas instituições", disse. Ainda de acordo com o ministro, a confiança da população nos atos do governo aumenta quando "sabemos que nossas instituições são seguras".

Aproveitando para defender-se dos críticos da política econômica do governo, o ministro disse que "muitas vezes somos levados a acreditar nas idéias mágicas" nas "idéias ousadas". Mas disse que é preciso debater as mudanças de maneira serena e realizar as reformas de forma ordenada".

O custo total do programa é de US$ 10 milhões, sendo que 50% serão financiados pelo BID.O projeto prevê investimentos para o fortalecimento das atividades de fiscalização e controle, capacitação profissional dos servidores e divulgação das ações desenvolvidas pelo TCU.