Atletas que vão a Santo Domingo não podem reclamar de instalações esportivas

08/07/2003 - 11h26

Rio, 8/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, disse hoje que não vai admitir que os atletas que vão disputar os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo façam declarações à imprensa reclamando ou manifestando surpresa com relação às instalações esportivas na capital da República Dominicana. Nuzman apresentou aos atletas, em videoconferência realizada no auditório da Embratel, no centro do Rio, a estrutura e as condições que a delegação brasileira vai encontrar em Santo Domingo. Cerca de 500 atletas acompanharam a conferência, que foi transmitida para auditórios em São Paulo, Presidente Prudente (SP), Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Segundo o presidente do COB, as dificuldades em Santo Domingo são muitas, com ginásios e outras instalações em fase de conclusão. Uma dessas dificuldades, de acordo com Nuzman, é a precariedade da rede elétrica local, que pode impedir o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado que o COB mandou instalar em todos os quartos do alojamento da delegação brasileira. A temperatura média na capital dominicana, durante os Jogos, de 1 a 17 de agosto, será de 22 a 31 graus. O alojamento, no entanto, fica perto do restaurante da Vila Olímpica, com capacidade para 2.500 pessoas.

A delegação brasileira terá 725 integrantes. O Centro Olímpico Juan Pablo Duarte, no centro de Santo Domingo, será o local de abertura e encerramento dos jogos. A cerimônia final terá a participação do prefeito César Maia, do Rio de Janeiro, cidade candidata a sediar os Jogos Pan-Americanos de 2007. (Paulo Virgilio/Wellington Campos)