São Paulo, 11/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Saúde quer os hospitais universitários como parceiros na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, ao participar de encontro promovido pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), o ministro da Saúde, Humberto Costa, expôs a situação atual do SUS e as metas do governo, especificamente para os hospitais universitários.
Costa reconheceu que este é um ano difícil para a saúde, em termos de recursos, mas está otimista em que o segundo semsetre será melhor, contando com o descontingenciamento de recursos do orçamento. "Embora este ano vá ser um ano, de um modo geral, de muito aperto, creio que, no segundo semestre ele pode ser melhor do que foi o primeiro semestre", disse.
Segundo Humberto Costa, embora atualmente o grande debate do país gire em termos econômicos, o grande objetivo do governo é a área social. "A política do nosso governo é priorizar a área social. Apesar do grande debate hoje ser o debate econômico, para o nosso governo a economia é meio, não é fim", afirmou. "Estamos implementando essas propostas [econômicas] exatamente para que possamos ter a retomada do crescimento e a gente possa voltar a gastar em políticas sociais", esclareceu.