Preso em Mato Grosso um dos responsáveis por prática de trabalho escravo

23/05/2003 - 21h38

Brasília, 23/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - Luís Carlos Machado, conhecido como Luiz Bang foi preso em Porto Alegre do Norte (MT), por prática de trabalho escravo e tortura a trabalhadores rurais nas fazenda Cinco Estrelas, localizada no município de Novo Mundo. O proprietário da fazenda Sebastião Neves Almeira, vulgo Chapéu Preto, e sua mulher estão com prisão preventiva decretada, pelos mesmos motivos.

A libertação dos 126 trabalhadores rurais da fazenda foi possível graças à ação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), juntamente com a Comissão de Direitos Humanos de São Félix do Araguaia, que encaminharam denúncia ao grupo de fiscalização móvel do Ministério do Trabalho. A ação foi realizada como parte de convênio entre a Contag e o Ministério da Justiça, chamado Balcão de Direitos, que tem por objetivo combater o trabalho escravo e sensibilizar as lideranças sindicais para o problema.

Além da prática de trabalho escravo e degradante, a polícia descobriu que Chapéu Preto, sua mulher e Bang submetiam os trabalhadores a torturas para mantê-los na fazenda. Uma mulher e dois menores estavam entre os cativos.