Gushiken comemora parceria Radiobrás/Petrobras para revitalizar Rádio Nacional do Rio

12/05/2003 - 21h23

Rio, 12/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro-chefe da secretaria de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken disse que o anúncio do convênio entre a Radiobrás e a Petrobras, para a revitalização da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, é uma alegria para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para os integrantes do governo.

O ministro, que não pôde comparecer à cerimônia de assinatura no estúdio do antigo rádio-teatro da emissora, na Praça Mauá, no centro do Rio, mandou uma mensagem. Nela, afirma que o convênio é um exemplo de acordo original e inovador que torna todos os participantes ganhadores."O acordo de cooperação entre a Petrobras e a Radiobrás é uma pequena lição de que, com base no espírito de equipe que tem animado nosso governo, as saídas para os problemas sempre acabam aparecendo."

O ministro Gushiken informou que o governo começa a devolver à Rádio Nacional as condições mínimas para que ela funcione dignamente e para que esteja à altura de sua tradição. O ministro lembrou que os brasileiros se informavam pelas ondas da Rádio Nacional, emocionavam-se com as radionovelas e com os cantores da Rádio Nacional. Para ele, não é exagero dizer que a emissora ocupou, no Brasil, o lugar que hoje cabe às grandes redes de televisão. "Infelizmente, nos últimos anos, a Rádio Nacional entrou em processo de deterioração e sucateamento. Esse processo agora está encerrado", garantiu Gushiken.

O ministro-chefe da secretaria de Comunicação de Governo disse ainda que a Petrobras que, para ele, tem hoje uma nova cara, viu no projeto a oportunidade de realizar mais uma ação de forte impacto social e cultural. Já a Radiobrás, proprietária da Rádio Nacional, segundo o ministro, encontrou um projeto que, sem ajuda, jamais seria capaz de empreender. "O cidadão brasileiro vê resgatado um símbolo de nossa memória cultural e política", concluiu o ministro.