Recife, 26/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, encerrou sua visita oficial ao Brasil participando esta noite, na capital de Pernambuco, de um ato público promovido pela Prefeitura de Recife, no Forte das Cinco Pontas, em homenagem ao povo da Venezuela e à Revolução Bolivariana. Estiveram no evento o prefeito de Recife, João Paulo (PT), a prefeita de Olinda, Luciana Santos (PC do B), sindicalistas e representantes de diversos partidos políticos e organizações sociais.
Em discurso de quase duas horas, Chávez agradeceu, em nome do povo venezuelano, a solidariedade e o apoio do povo brasileiro. Ele também defendeu a integração latino-americana. "A integração dos povos é vital. Temos que agir rápido porque o tempo passa voando", afirmou.
Antes do evento, durante encontro com representantes da CNT, Chávez defendeu um projeto alternativo à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que, segundo ele, não beneficia os países pobres. Ele propôs a criação da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba). Segundo ele, a integração latino-americana não pode ser apenas comercial, mas política e humanitária, propiciando uma melhor qualidade de vida aos povos. O presidente da Venezuela também defendeu a união entre a Comunidade Andina (CAN) e o Mercosul.
Ao encerrar o último evento de sua agenda em Recife, no Forte das Cinco Pontas, Chávez deu autógrafos, tirou fotos com crianças e ouviu manifestações de diversas pessoas de apoio à Revolução Bolivariana. Depois, ele e os ministros que compunham a comitiva seguiram para a Base Aérea, onde embarcaram de volta para Caracas, capital da Venezuela.