Berzoini quer debater reforma previdenciária com tranqüilidade

26/04/2003 - 17h32

São Paulo, 26/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, disse hoje que pretende conduzir com tranqüilidade o debate com todos que se mostraram contrários à proposta do governo para a reforma na previdência. Na segunda-feira (28), ele discute o tema com a bancada do PT. Sobre a taxação dos inativos, o ministro declarou que o governo está convencido da necessidade de alterar a previdência do setor público, que hoje contribui para o desequilíbrio nas contas do governo.

Berzoini deu as declarações após participar, no Juizado Especial Previdenciário, na capital paulista, do encerramento do mutirão "Justiça Para Todos", que aconteceu em quase todo o país. Durante o encontro, o ministro disse que foi feito um mapeamento do trabalho realizado nos postos do Instituto Nacional Seguro Social (INSS) para definir um melhor atendimento aos segurados e evitar a demanda que recai sobre o Poder Judiciário.

O objetivo do mutirão foi agilizar o julgamento dos processos que tramitam nos Juizados Especiais Federais. Segundo a lei, os juizados cuidam de causas com valor de até 60 salários mínimos e os criminais julgam os crimes em que a pena máxima não ultrapasse dois anos. Na capital paulista, existem 38 mil processos cíveis.