Recife, 26/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da República da Venezuela, Hugo Rafael Chavéz Frias, em seu segundo dia de visita ao estado de Pernambuco, encontrou-se com representantes da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Na pauta do encontro, a apresentação de um projeto para o Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana de Caracas, capital da Venezuela.
De acordo com o consultor internacional da CNT, Paulo Carvalho, a proposta de parceria e integração entre o Brasil e a Venezuela é mais ampla. Segundo ele, o assunto foi abordado em uma carta de intenções firmada no último mês de março em Caracas com o ministro venezuelano de Infra-Estrutura. Do encontro resultou um convite à Confederação Nacional dos Transportes para produzir um Plano Diretor para a capital venezuelana, incorporando todas as ações de infra-estrutura do seguimento de transporte, com prioridade para o desenvolvimento do Plano Diretor do Transporte Urbano de Passageiros da grande Caracas.
Paulo Carvalho explicou que a CNT está mobilizando os melhores técnicos do país, de núcleos empresariais selecionados, para elaborar as ações que serão implementadas pelo Plano Diretor.
Voltado à infra-estrutura no país, o Plano inclui ainda ações para transportes rodoviário e ferroviário, desenvolvimento de um Plano Fluvial entre os dois países, bem como a capacitação profissional e assistência social.