Campo Grande, 30/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Expogrande 2003, que está sendo realizada nesta capital, possui uma estrutura especialmente montada para prestar informações à população. São 16 órgaos funcionando em vários estandes, abrangendo setores como assistência social, orientação ao consumidor, desenvolvimento agrário, cultura, esporte, lazer, produção, turismo, trânsito.
A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul está presente na feira agropecuária, prestando informações às pessoas interessadas em abrir empresas. Com o novo Código Civil muitos conceitos e procedimentos para se constituir pessoa jurídica mudaram. O órgão está distribuindo folheto com as principais orientações.
Na área de orientação ao consumidor, a direção da Agência Estadual de Metrologia, órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), está expondo equipamentos que aferem qualidade e quantidade. Entre as atribuições da Agência estão o controle de sistemas que medem o volume de combustível (derivados de petróleo e gás natural veicular), verificação de lombadas eletrônicas, medidores de energia e hidrômetro.
A arte também está presente na Expogrande. A Fundação de Cultura está proporcionando apresentações de danças e outros espetáculos. O público também tem acesso a produtos artesanais.
No Parque de Exposições o público pode apreciar exposições de animais premiados nesta primeira etapa, que vai até a próxima terça-feira (0104). Nessa fase esetão sendo mostrados exemplares das raças nelore, nelore mocho, girolando, brahman e guzerá. O raça Nelore constitui 90% do rebanho de Mato Grosso do Sul .