Brasília, 30/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Ciência e Tecnologia está em negociação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para viabilizar o acesso ao Portal de Periódicos. A possibilidade de inclusão do site nas dependências do MCT e a forma de repasse dos recursos estão sendo avaliadas por técnicos da Capes. Com o acesso, o MCT vai beneficiar órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Criado em novembro de 2000 com o propósito de democratizar o acesso à informação, o Portal de Periódicos da Capes coloca à disposição dos professores, pesquisadores e alunos das universidades públicas e particulares mais de 2.400 periódicos científicos do mundo inteiro, incluindo gráficos e figuras. Os usuários do Portal também têm acesso ao texto integral de todos os artigos publicados desde 1995, além de bases de dados referenciais com ferramentas de busca. O Portal pode ser acessado no site da Capes.
Tendo em vista a ampliação do Portal, a Capes está treinando, nas universidades, coordenadores de cursos de instituições de nível superior e bibliotecários para atuarem como agentes multiplicadores do sistema. Estão sendo atendidas as instituições que fizeram solicitação à Coordenadoria, nesse sentido. Esta semana, ela dá prosseguimento à etapa Nordeste da V Jornada de Treinamento do Portal de Periódicos.
O cronograma de treinamento da V Jornada no Nordeste é o seguinte: no dia 1º de abril, na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA) , e no dia 2 de abril, na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. Ministrado pela técnica Tutilla de Brito Aragão, o treinamento foi realizado na região Norte, na primeira quinzena de março, com 41 participantes das Universidades do Amazonas, Federal do Acre, Federal do Pará e a Faculdade de Ciências Agrárias do Pará.
A coordenadora da Capes, Elenara Chaves, afirmou que os representantes da Universidade Federal do Acre se sentiram extremamente gratificados e valorizados, pois foi a primeira vez que a Coordenação esteve representada naquela instituição.