TSE presta homenagem a ex-corregedores

18/03/2003 - 21h05

Brasília, 18/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Tribunal Superior Eleitoral realizou agora à noite cerimônia de aposição das fotografias dos ministros Edson Vidigal e Garcia Vieira, do Superior Tribunal de Justiça, na galeria dos corregedores-gerais da Justiça Eleitoral. A solenidade foi conduzida pelo corregedor do TSE, ministro Sálvio de Figueiredo, que em discurso ressaltou a contribuição dos ministros na evolução da Justiça Eleitoral e na construção de um sistema eleitoral mais eficaz e aprimorado.

Sálvio disse que as últimas eleições refletiram o estágio de confiabilidade que passou a ter a Justiça Eleitoral brasileira. "A Corregedoria Geral Eleitoral, com o apoio de toda a Corte, vem se preocupando, ao lado de suas múltiplas atividades funcionais, também com a visão cultural de sua atuação, voltada prioritariamente para a orientação, a prevenção e o aperfeiçoamento do elemento humano e do próprio sistema", comentou o ministro.

Para homenagear o ministro Edson Vidigal, Sálvio de Figueiredo recordou discurso anterior do ex-presidente do TSE, Nelson Jobim, presente a cerimônia, no qual o ministro havia dito que "falar de Vidigal é falar do magistrado consciente e de idéias avançadas, que defende o investimento na modernização e desburocratização do Judiciário, mediante a utilização de tecnologia de ponta".

O ministro Garcia Vieira, que não pôde comparecer devido a problemas de saúde, recebeu elogios do corregedor-geral. "Um juiz notadamente dinâmico, honesto e confiável em todos os seus gestos, um homem admiravelmente singular, transparente, sem invejas e vaidades", disse, ao referir-se a Garcia Vieira. Ao agradecer a homenagem Edson Vidigal falou sobre a honra que sentiu em servir à construção democrática "e que tudo o que fez foi com a melhor intenção de fazer bem", finalizou.