Natação dá medalha de ouro a Goiás nos Jogos da Juventude

26/07/2002 - 21h10

Brasília, 26 (Agência Brasil - ABr) - Na estréia de natação no VI Jogos da Juventude, hoje (26), no Parque Aquático de Goiânia, Goiás conquistou medalha de ouro na competição, com a vitória de Raphael Brasil nos 100m peito, com o tempo de 1m10s71. A festa foi completa com a prata do revezamento 4x50m masculino, que alcançou a marca de 1m44s62. Além dessas duas, o estado só havia conquistado o bronze, com a judoca Camila Barbosa, na categoria ligeiro. No entanto, quem dominou a piscina foi São Paulo, que ficou com cinco de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

Os goianos comemoraram quando Raphael Brasil, de 14 anos, bateu em primeiro. "Quando virei na frente comecei a imaginar como seria a vitória. Representa uma chance melhor para eu continuar nadando", disse o campeão, que nada desde os 8 meses de idade. O tempo na prova também foi a sua melhor marca na curta carreira. "Gostei do resultado. Tinha feito 1m09s no Campeonato Brasileiro realizado em João Pessoa, em julho", contou.

Outro destaque individual foi o amazonense Thiago Lungareze, que conqusitou a medalha de ouro nos 200m livre, com 2m04s13. Atualmente, com 13 anos, o nadador decidiu levar a sério o esporte há apenas três anos. "Meu técnico Francisco Silva me chamou para uma conversa e disse que eu tinha potencial", explicou. Thiago tinha como marca o tempo de 2m08s. Sua primeira meta é disputar os VII Jogos Sul-Americanos Brasil 2002. Para isso, terá que passar por uma seletiva no Rio de Janeiro, no início de agosto. Apesar da minha idade, acho que poderia aprontar uma surpresa", disse o atleta, que tentará disputar os 1.500m.

Nas outras provas, a paulista Walleska Villarim venceu os 200m livre (2m10s96), seguida pelo maranhense Ana Helena Paiva e pela carioca Carine de Souza. Nos 10m costas, o ouro foi para Danielle Amaral Santos, de São Paulo, com 1m09s84, à frente de outra paulista, Munique Seto, e da carioca Carine de Souza. Na mesma prova, só que no masculino, William Simões (SP) foi o campeão, seguido de Eric Soares Marcondes (SP) e Igor Lacert Fernandes (PE).

Já nos 100m peito feminino, Isabella Carneiro comprovou o domínio de São Paulo ao chegar em primeiro lugar (1m18s97), com Rafaella Regnier de Paula (PE), em segundo, e Thaísa Pamela Jansens (MA), em terceiro. Nos revezamentos 4x50m livre, Rio de Janeiro e São Paulo puderam vibrar com a conquista da medalha de ouro, no feminino e masculino, respectivamente. Os Jogos da Juventude são realizados pelo Ministério do Esporte e Turismo, com organização do Comitê Olímpico Brasileiro e apoio do governo de Goiás.