Goiás leva o ouro da natação nos VI Jogos da Juventude

26/07/2002 - 20h52

Brasília, 26 (Agência Brasil - ABr) - O goiano Raphael Brasil, 14 anos, foi o ganhador da medalha de ouro da natação nos VI Jogos da Juventude, realizados nesta sexta-feira no Parque Aquático de Goiânia (GO). Raphael foi o vitorioso nos 100m peito, com o tempo de 1m10s71, enquanto a prata do revesamento 4X50m masculino alcançou a marca de 1m44s62. Antes das duas vitórias, Goiás só havia conquistado o bronze, na categoria ligeiro, com a judoca Camila Barbosa. Apesar disso, quem dominou a piscina foi São Paulo, que levou cinco medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

Os goianos comemoram. "Quando virei na frente, comecei a imaginar como seria a vitória. Representa uma chance melhor para eu continuar nadando", disse o campeão, que faz isso desde os 8 meses de idade. O tempo feito na prova é a sua melhor marca na cruta carreira. "Gostei do resultado. Tinha feito 1m09s no Campeonato Brasileiro realizado em João Pessoa, em julho", contou.

Outro destaque individual foi o amazonense Thiago Lungareze, que conquistou a medalha de ouro nos 200m livre, com 2m04s13. Atualmente, com 13 anos, o nadador decidiu levar a sério o esporte. "Meu técnico Francisco Silva me chamou para uma conversa e dise que eu tinha potencial", explicou. Thiago tinha como marca o tempo de 2m08s. Sua primeira meta é disputar os VII Jogos Sul-Americanos Brasil 2002. Para isso, terá que pasar por uma seletiva no Rio de Janeiro, no início de agosto. Apesar da minha idade, acho que poderia aprontar uma surpresa", disse o atleta, que tentará disputar os 1.500m.