Florianópolis, 23 (Agência Brasil - ABr) - A IV Campanha de Doação de Órgãos, aberta hoje à noite no Hospital Governador Celso Ramos, nesta capital, pela Secretaria da Saúde de Santa Catarina, promoverá até o próximo dia 28 diversas atividades para mostrar à população a importância da doação. Os hospitais credenciados a fazer transplantes receberão materiais educativos e os profissionais de saúde estarão mobilizados para prestar informações.
Na capital, a campanha também será feita no Shopping, Praça da Alfândega e na Avenida Beira Mar. "Para incentivar a doação de órgãos, precisamos conscientizar não só a população mas também os profissionais das UTIs e dos prontos-socorros das unidades hospitalares sobre a necessidade urgente de comunicação entre os hospitais", destacou o coordenador da SC Transplantes, Ernani Garcia.
De janeiro a setembro de 2002 foram realizados 185 transplantes em Santa Catarina, com destaque para as duas cirurgias de fígado, procedimento adotado este ano no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, única unidade credenciada no Estado para esse tipo de transplante. Atualmente, 644 pessoas estão na fila de espera para o transplante de córneas, 247 para o de rim, 6 para o de coração e 3 pessoas aguardam por um transplante de fígado.
A central SC Transplantes criada em 1999 atende 24 horas pelo 0800 643 7474. Além de organizar as filas de espera, se responsabiliza pelo transporte dos órgãos e credencia os hospitais para as cirurgias. Atualmente são realizados em Santa Catarina transplantes de rins, córneas, coração, medula óssea, fígado, válvula cardíaca e ossos.