Florianópolis, 23 (Agência Brasil - ABr) - O Dia Estadual de Combate à Dengue foi lançado hoje pela Secretaria da Saúde de Santa Catarina, em solenidade no Palácio do Governo, nesta capital. Foram assinadas duas portarias para incentivar ações de prevenção à doença, através do Plano Estadual de Combate à Dengue e de um comitê que reunirá representantes dos municípios e do Estado para definir estratégias. O objetivo é intensificar as ações no verão, quando há maior incidência do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Serão distribuídos quatro milhões de testes para que as pessoas verifiquem se há focos em suas casas. Os estudantes são o alvo da campanha " Xô Dengue nas Escolas" e receberão quatro milhões de folhetos com informações sobre os sintomas e como evitar a doença. Um vídeo educativo também será distribuído nas escolas, além de 50 mil camisetas para os professores. "Nossa idéia é que o material seja discutido em sala de aula e que os alunos levem para casa o que aprenderam", explicou o secretário estadual da Saúde, João Cândido da Silva.
Esse ano já foram confirmados 273 casos da doença em Santa Catarina, todos contraídos em outros Estados, além de 340 focos do mosquito, com maior incidência nas cidades de Itapiranga, Chapecó, Penha e Blumenau. O secretário destacou que o envolvimento da comunidade é fundamental para que as ações de combate à dengue sejam mais eficientes. "Queremos que todos os catarinenses sejam atuantes na luta contra o mosquito, e sabemos que as crianças e jovens são os maiores fiscais das ações de toda a família", explicou ele.