Da Agência Brasil
Brasília - A Semana Nacional pela Conciliação terminou com 109 mil acordos realizados. O resultado foi anunciado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, em Mato Grosso.
O balanço parcial da semana revela que 42% dos processos analisados foram concluídos. Os casos resolvidos envolveram o pagamento de R$ 724 milhões em todo o país, quase o dobro do valor negociado no ano passado.
Encerrada hoje (5), a terceira edição do movimento é uma ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com o objetivo de incentivar o diálogo em acordos judiciais, o CNJ abre espaço para as partes interessadas em processos para solucionarem os casos sem a intervenção de juiz, apenas com uma intermediação autorizada pelo Estado.
Segundo nota do STF, o ministro declarou que a iniciativa foi positiva por ter agilizado o funcionamento e reduzido custos da Justiça brasileira. Afirmou ainda que, o objetivo é levar essa prática para todas a esferas judiciais.
“A semana foi extremamente positiva. Avançamos bastante nessa prática, conseguimos inclusive conjugar os esforços da Justiça do Trabalho, da Justiça Federal e da Estadual. Espero que a conciliação se torne cotidiana”, afirmou Mendes.
Dados finais sobre o resultado da campanha serão divulgados no início da próxima semana.