INSS capacita servidor para diminuir tempo de espera em agências

26/06/2008 - 13h05

Da Agência Brasil

Brasília - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove até amanhã (27) uma oficina sobre modernização da gestão para representantes das gerências regionais e executivas de todo o país. As atividades fazem parte do Programa de Educação Continuada e pretendem capacitar os participantes para uma atuação integrada a fim de tornar mais ágil o atendimento nas agências.“Trata-se de um esforço contínuo de melhoria da gestão e do atendimento, do qual faz parte a capacitação dos próprios servidores. O resultado esperado é reduzir o tempo médio de espera do agendamento nas agências, reduzir o tempo médio de concessão dos benefícios e reduzir o número de deferimentos”, explicou Oliveira, em entrevista à Agência Brasil.De acordo com o presidente do INSS, Marco Antônio de Oliveira, oPrograma de Educação Continuada ofereceu cerca de 29 mil oportunidadesde capacitação para mais de 20 mil servidores, durante 2007. Neste ano,serão mais de 50 mil cursos. As atividades do programa, segundo ele, seprolongam até 2010.Os cursos de capacitação do programa são voltados às áreas de atendimento, de gestão, ao setor de técnica para concessão de benefícios e também ao funcionamento das agências.Para o ministro a Previdência Social, José Pimentel, é preciso investir na qualificação e na capacitação dos servidores públicos. “Estamos refletindo sobre a realidade da nossa Previdência, avaliando o que já foi feito e o que precisa ser feito para a inclusão previdenciária, para cobrir cada vez mais as necessidades da população”, ressaltou. Segundo Pimentel, cerca de 30 milhões debrasileiros entre 16 e 60 anos estão excluídos da coberturaprevidenciária atualmente.Durante as atividades de hoje, o ministro falou sobre o funcionamento do sistema do INSS. Pimentel destacou também que é preciso dar continuidade à política de educação previdenciária, “dialogando com toda a sociedade, mostrando a importância para que todos tenham essa proteção”.