Governo vai capacitar educadores e agentes de saúde para trabalho com usuários de drogas

26/06/2008 - 17h36

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Por meio de parceria entre aSecretaria Nacional Antidrogas (Senad) e o Ministério daEducação, o governo federal pretende capacitar 20 mileducadores de escolas particulares para o trabalho com jovensusuários de drogas. O secretário nacional Antidrogas,Paulo Uchôa, disse hoje (27) que o treinamento dos primeiros 20mil educadores de escolas públicas já foi concluídoe que a promessa de capacitação se estende ainda aagentes de saúde e membros da sociedade civil.

O Mapeamento das Instituiçõesde Atenção às Questões Relacionadas aoConsumo do Álcool e Outras Drogas, da própria Senad, jáhavia indicado que o tratamento de dependentes químicos noBrasil ocorre, grande parte das vezes, em instituiçõesprivadas ou ligadas a organizações não-governamentais(ONGs). O resultado final revela que duas em cada trêsinstituições de atenção aos usuáriosde drogas são particulares.

“Muitas existem e nós nãosabíamos. Estamos tratando de vários programas quevisem trazer essas comunidades para dentro de uma rede social deapoio ao sistema de saúde. Dentro dos nossos projetos decapacitação, vamos incluir 5 mil liderançasdessa área para que elas se capacitem também e possamaprimorar o seu trabalho, uma vez que eles ocupam um espaçoque o governo não tem condições de ocupar nomomento.”No último dia 19, foi aberta a 10ªSemana Nacional Antidrogas, em solenidade no Palácio doPlanalto. A campanha teve como base a prevenção nacomunidade. Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula daSilva sancionou uma lei que altera o Programa Nacional de SegurançaPública com Cidadania (Pronasci), que inclui programas decapacitação de 5.300 mulheres até 2011 paraatuarem em suas comunidades no combate ao uso de drogas. Elas vãoreceber uma bolsa de R$ 190 mensais cada. O governo anunciou ainda que vai capacitar 20 millideranças religiosas, em três anos, para ajudar naprevenção e encaminhar os usuários ao sistemapúblico de saúde.