Adriana Brendler
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O recolhimento dos brinquedosMagtastik e Magnestik Jr., distribuídos no Brasil pela Gulliver S. A. Manufatura de Brinquedos, começou hoje (26) emcerca de 150 lojas, em vários estados. A empresa estima que tenham sido vendidas 6,2 mil unidades. Os consumidores que adquiriram algum dos doisbrinquedos poderão fazer a troca por outro produto de igualvalor ou optar por receber o dinheiro de volta. Segundo a empresa, o recall (chamada aosconsumidores para recolhimento e/ou troca de produtos com problemas)em caráter preventivo foi motivado pela possibilidade departes e peças dos brinquedos serem engolidas ou aspiradaspelas crianças. A decisão foi tomada depois que consumidores norte-americanos reclamaram dos produtos. Em entrevista coletiva via internet, o diretorcomercial da Gulliver, Paulo Benzatti, disse que, nos Estados Unidos,foram relatados 19 incidentes em que partes e peças dosbrinquedos Magtastik e Magnetix Jr. teriam supostamente se soltado.Em um dos casos, um garoto de três anos foisubmetido a tratamento médico para remover um componente dobrinquedo preso na cavidade nasal. Outro relato foi de um bebêde 18 meses que levou um componente à boca, mas nãochegou a engolir a peça.Benzatti salientou, no entanto, que a informação de que os brinquedossão indicados para crianças a partir de três anosestá destacada na embalagem. Para ele, houve agilidade em chamar o recallpreventivo no Brasil. “O recall no Brasil foi anunciado 48horas depois do americano, tempo necessário para a Gulliveracionar parceiros e distribuidores em todo o país. É umprocedimento espontâneo, iniciado antes da notificaçãode qualquer órgão oficial ou de defesa do consumidor”,afirmou.Tanto a Gulliver como o Instituto Nacional deMetrologia (Inmetro) apontam que não foram registrados noBrasil acidentes envolvendo os brinquedos da Gulliver. Ambos sãofabricados na China pela empresa canadense Mega Brands.A lista das lojas que funcionarão comopostos de troca dos brinquedos está disponível no siteda empresa. Consumidoresque não quiserem ou não puderem se deslocar atéuma das lojas devem fazer contato com a Gulliver por meio do Serviçode Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0 800 770 26 50. Nospróximos 30 dias, o SAC da empresa funcionará das 8h às20h, inclusive nos fins de semana.Pelo SAC, os consumidores podem optar peladevolução do dinheiro pago pelo produto. Neste caso, obrinquedo deverá ser enviado à Gulliver, que custearáas despesas com os Correios e fará o depósito na contabancária do consumidor em, no máximo, 15 dias. O prazopara o recolhimento dos brinquedos é indeterminado e umbalanço sobre o recall será divulgado dentro de 60dias. No ano passado, a Gulliver já tinharealizado um recall para recolhimento de 49,6 mil brinquedos do tipoMagnetix, também fabricado pela Mega Brands.