Personalidades que lutaram pela democracia são tema de campanha de alistamento eleitoral

28/02/2008 - 20h05

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A partir do dia 7 demarço, personalidades e artistas que lutaram pela democraciano país vão ter a missão de convocar novoseleitores para se alistar na Justiça Eleitoral, e os antigospara regularizar sua situação de eleitor. É a novacampanha publicitária de alistamento eleitoral, do TribunalSuperior Eleitoral (TSE), apresentada hoje (28), em Brasília. Para a televisão, um vídeoapresentará personalidades como o ex-presidente da Constituinte UlyssesGuimarães, o sociólogo Betinho, o jornalista VladimirHerzog, os cantores Elis Regina, Caetano Veloso e Chico Buarque, aatriz Fernanda Montenegro e o cineasta Glauber Rocha, e momentos daluta contra a ditadura e o movimento pelas Diretas Já, com o slogan Não desperdice o direito que eles tanto lutaram e conquistarampara você. Vote.Para o rádio, spots com as vozes das personalidades em diversos momentos da vida nacional, com o mesmo slogan, convocará os eleitores para o alistamento. Toda a campanhapublicitária foi feita gratuitamente pela agênciaW/Brasil, do publicitário Washington Olivetto, e serácedida a todas as emissoras de televisão e rádio dopaís.O material será veiculado até o dia 7 de maio, quando se encerra o períodode alistamento eleitoral. Segundo o TSE, a expectativa é quecerca de 12 milhões de pessoas ou se alistem ou regularizemseus títulos eleitorais nesse período.O presidente dotribunal, ministro Marco Aurélio Mello, disse que um dosobjetivos da campanha é ressaltar a importância do votoenquanto meio de engajamento político. “Eu continuo dizendoque nós não somos vítimas, somos autores, somosresponsáveis pelos políticos, pelos administradorespúblicos que temos. E portanto devemos fazer a melhor escolhapossível para depois não nos arrependermos”, disse.Em relaçãoa escolha do tema da campanha, o ministro comentou que as imagens têmo objetivo de mostrar "a evolução que nóstivemos a partir de 1988, deixando para trás um regime deexceção e também sinalizar que passa pelaescolha dos representantes a solidez do próprio estado dedireito”. A campanha publicitáriatambém inclui material específico para os municípiosde Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) eColorado D'Oeste (RO), primeiros do país a utilizarem leitoresbiométricos - de impressão digital - na hora davotação. A experiência é inédita nopaís, e os três municípios, cada um com cerca de15 mil habitantes, foram escolhidos pelo TSE para participarem doprojeto piloto. Do dia 3 de marçoa 1º de abril os eleitores dessas cidades terão decadastrar suas impressões digitais e fotografias no leitor,cuja função é evitar a possibilidade de umapessoa votar no lugar de outra. A expectativa do TSE é que oequipamento seja utilizado em todo o país num prazo de 10anos. Este ano os brasileirosvão votar para escolher seus representantes municipais –prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno para escolhade prefeitos vai acontecer no dia 5 de outubro, e o segundo, noslocais onde houver, no dia 26 de outubro. Podem votar todos osbrasileiros com mais de 16 anos, mas o voto só éobrigatório para os que têm entre 18 e 70 anos.