Ibama destaca redução de focos de calor em 2007 no Amazonas

26/02/2008 - 21h28

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Manaus - Ao completar 19 anos de atuação no Amazonas, o Instituto Brasileirodo Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgouhoje os resultados de suas atividades no ano passado, com destaque para a redução dos focos de calor e dos índices de desmatamento nos municípiostradicionalmente mais prejudicados (Lábrea, Apuí e Canutama).

Em2007, o número de focos de calor foi o menor registrado desde 2004,com queda de 2.663 (em 2006) para 1.138. Em 2004 eram 1.840 focos. Ainda segundo o relatório, Lábrea e Canutamativeram queda de 50% no desmatamento. Já a degradação ambiental cresceu 50% em Humaitá e 30% em Novo Aripuanã, na comparação com 2006.

Deacordo com a Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama, só no anopassado foram realizadas 141 operações, resultando em mais de 20 milhectares de área interditada para qualquer atividade comercial. NoBaixo Amazonas – que inclui os municípios Nhamundá, Urucará, SãoSebastião do Uatumã, Itapiranga, Parintins e Boa Vista do Ramos  – foram aplicados 42 autos de infração e arrecadados R$ 1,5 milhão em multas.

Osresultados também apontam o crescimento da arrecadação do Ibama noestado. Segundo o superintendente Henrique Pereira, mais pessoas quitaram seus débitos e, comisso, pela primeira vez em 19 anos a arrecadação foi praticamenteequivalente ao orçamento recebido da União, que era de R$ 4 milhões.

"Em 2007 nós executamos 95% daquilo que foidestinado como orçamento. Eu espero que com esse bom desempenhofinanceiro nós possamos pleitear melhorias para o Ibama do Amazonas nadistribuição do orçamento nacional, até porque as superintendências quenão executam seu orçamento perdem recursos", explicou Pereira.

Aauto-suficiência financeira se deve ao aperfeiçoamento no setor dearrecadação. Ainda assim, o superintendente reconheceu a existência de dificuldades e disse que os orçamentos sãolimitados. "Sefosse um recurso totalmente investido no Ibama do Amazonas, nósseríamos auto-suficientes financeiramente, mas não é essa aregra, que prevê a destinação dos recursos arrecadados pelo Ibama paraos cofres do Tesouro Nacional e depois distribuídos de acordo com oorçamento da União", ressaltou.Para2008, a projeção é de intensificação das operações de fiscalização. Adiferença será a participação das Polícias Federal, Rodoviária e ForçasArmadas."Osresultados podem ser melhores, porque tivemos umnovo Plano Nacional de Combate ao Desmatamento e os contingentes policiais serão mais numerosos. A novidade para 2008 é que o Ministério do Meio Ambiente já fezuma chamada dos órgãos estaduais para um planejamento conjunto, o quevai ajudar a reforçar o combate ao desmatamento", finalizou osuperintendente.