Consumidor é mais otimista com o futuro do que com o presente, aponta FGV

26/02/2008 - 15h44

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado hoje (26) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentou um pequeno decréscimo e passou de 117,2 pontos em janeiro para 116,6 em fevereiro. Segundo a pesquisa, as avaliações com relação ao futuro foram mais otimistas do que as relativas à situação atual, quando o índice caiu 3% – de 122,3 para 118,6 pontos. Já o de expectativas melhorou 1,1%, passando para 115,7 pontos. Nas respostas sobre a situação financeira, o percentual de consumidores que consideram boa a condição de sua família passou de 20,2% em janeiro para 17,6%, neste mês. Já o dos que consideram ruim subiu de 12,5% para 13,7%.Passou de 25,8% para 27% em fevereiro o índice dos consumidores que prevêem melhora na situação da economia local, enquanto o dos que prevêem piora caiu de 13,8% em janeiro para 10,2% neste mês. O ICC foi apurado em sete capitais entre dias 31 de janeiro e 21 de fevereiro.