Obras do PAC em favelas no Rio atraem mais 2.900 candidatos

20/02/2008 - 19h38

Joana Cidade
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - No quinto dia de inscrições, o atendimento aos candidatos a uma das 4.600 vagas nasobras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não registraram problemas hoje (20) e atraíram quase 3 mil candidatos. A Polícia Militar informou que não houve confronto armado ou confusão nas filas, nas comunidades de Manguinhos, Complexo do Alemão e Rocinha, onde estãoinstalados os postos de atendimento.

Na Rocinha foram inscritas mais 492 pessoas; em Manguinhos, mais 1.792; e no Complexo do Alemão, mais 618. Neste posto, devido à pequena procura, o fechamento ocorreu uma hora antes do previsto, às 16h. Na Rocinha, as inscrições foram encerradas hoje, mas em Manguinhos elascontinuarão até a sexta-feira (22). No Complexo doAlemão, a previsão é de que o cadastramento siga até a próxima semana,porém o prazo pode ser antecipado caso a procura seja pequena.

Duranteos dias de inscrições, diversos postos de atendimento contaram com oauxílio de voluntários da própria comunidade, como Marisa Pereira dosSantos, 41 anos, da Rocinha, que disse esperar ganhar pontos na seleção devido à ajuda na organização de filas e na distribuição de senhas. “Nomomento estou desempregada, mas eu acho que agora eu estou empregadapelo que eu ajudei... Eu acho que eles vão olhar um pouquinho por mim epela minha amiga. Nós os ajudamos demais, porque queríamos manter a fila e evitar tumulto", explicou.

Osubsecretário de Trabalho e Renda, Ronaldo Paes Leme, supervisionou o trabalho em Manguinhos no final da tarde e informou que foram instalados mais oito computados na quadra da escola de samba onde são feitas as inscrições. “Nóstivemos a nossa unidade móvel, uma carreta com nove computadores, maisum microônibus com cinco computadores. A comunidade trouxe cinco voluntárias para ajudar.Então, cadastramos em tempo recorde 1.792 pessoas", disse.Dentreos inscritos, 4.600 terão uma vaga, sendo 1.300 na Rocinha, 1.800 noComplexo do Alemão e 1.500 em Manguinhos. Os selecionados serão chamadosno início de março e as obras deverão começar no dia 27 do próximo mês.