Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Os serviços de uma das maioresemergências do Rio de Janeiro, a do Hospital Geral deBonsucesso (HGB), estão suspensos e os médicos atendemapenas os pacientes que apresentam casos mais graves, em que hárisco de morte. Os demais casos estão sendo encaminhados paraoutras unidades de saúde do estado. De acordo com nota divulgada no fim da tarde destasexta-feira (12) pela assessoria de imprensa do hospital, umabactéria altamente resistente a antibióticos, conhecidacomo Entrecocos, contaminou 15 pacientes internados na unidade. O hospital informou ainda que os doentesinternados na unidade ocupam uma área isolada e recebem oscuidados separadamente, para evitar que o problema se generalize. Asvisitas estão liberadas, mas com o uso de luvas e capotes.A assessoria de imprensa esclareceu que nãose trata de um problema de infecção, caracterizado pelainvasão da bactéria à corrente sangüínea,mas de colonização de uma bactéria que écomum no intestino de qualquer pessoa. Neste caso, o problema surgeporque dentro das unidades hospitalares ela pode criar umaresistência a vários antibióticos e se estabelecena superfície de um órgão, podendo se disseminarpor todo o ambiente. Não há nenhum tipo de alteraçãoou sintoma aparente na pessoa colonizada e o diagnóstico éobtido por exames específicos, que são realizadosdentro do próprio HGB. O Entrecocos acomete principalmente os pacientesmais debilitados ou que passaram por cirurgias, especialmente emhospitais que trabalham com pacientes de alta complexidade, baixandosua imunidade e dificultando, dessa forma, a recuperação.
O hospital informou que nãohá previsão de normalização deatendimento na emergência, que atende diariamente cerca de 500pessoas.
Segundo a assessoria de imprensa doMinistério da Saúde (MS) no Rio de Janeiro, todas asprovidências estão sendo tomadas pelo hospital e oministério está acompanhando a evoluçãodo caso para evitar que o problema se alastre.