Agência de Exportações promove alimentos e bebidas nacionais em feira na Alemanha

13/10/2007 - 13h40

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Biscoitos, sucos, água-de-coco, frutas e massas, café, vinho e até cachaça de produção nacional são alguns dos produtos levados por 150 pequena e médias empresas brasileiras à maior feira de alimentos do mundo, a Anuga, aberta hoje (13) em Colônia, na Alemanha. O evento, bianual, reúne nesta edição cerca de seis mil expositores de mais de 100 países. São esperados 160 mil visitantes do mundo todo em cinco dias de feira.As guloseimas made in Brasil podem ser apreciadas em um pavilhão de 1,4 mil metros quadrados, organizado pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do governo federal. De acordo com a Apex, o objetivo da ação é mostrar ao mundo que o Brasil é competitivo no setor de produtos alimentícios de alta qualidade e, assim, abrir novas oportunidades de negócios para a indústria brasileira. O Brasil já é o terceiro maior produtor mundial de massa, atrás apenas dos Estados Unidos e da Itália. O país é também o segundo maior produtor de balas, o quarto produtor de chocolates no mundo e o sexto no ranking mundial de produtores de queijo – setor responsável por 8% do faturamento da indústria de alimentos no Brasil.Produtos orgânicos brasileiros também estão sendo apresentados na feira em pavilhão exclusivo. Entre as especialidades levadas à Alemanha por quatro empresas nacionais estão açaí, óleo de palma, guaraná e barras de cereal. O Brasil está entre os cinco maiores produtores mundiais de orgânicos. Segundo dados da Apex, o faturamento do setor deve alcançar US$ 250 milhões este ano – as exportações respondem por 70% das receitas do setor. Para dar empurrãozinho extra aos negócios dos pequenos e médios exportadores de alimentos, a Apex, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizarão, paralelamente à feira, o seminário Oportunidades e desafios no mercado europeu para o setor de alimentos e bebidas.Em ação paralela à da Apex, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) montou estande próprio para apresentar produtos regionais e, assim,.ampliar e diversificar a pauta de exportações dos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Acre visando a geração de emprego e renda e a redução do déficit da balança comercial da região. A Suframa também aproveitará a Anuga para divulgar a 4ª Feira Internacional da Amazônia (FIAM), entre 10 e 13 de setembro de 2008, em Manaus.