PAC não é marketing de governo, diz Dilma Rousseff

03/10/2007 - 15h22

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou hoje (3) que oPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC) nãoé uma operação de marketing do governo, uma vez que o ele "existe e está sendo concretamente realizado"."OPAC não inventa a roda. Trabalha com as rodas existentes,mudando um pouco a direção", afirmou, acresentando que o programa colocou aagenda do desenvolvimento na ordem do dia do país.

Dilma destacou que existe um elemento fundamental na gestãodo PAC, a prestação de contas acada quadrimestre. "Prestar contas é instrumento degestão. A prestação de contas exige um grandecomprometimento de todos os órgãos do governo em seesmerar para resolver os problemas".

Aministra, que participou hoje do 1º Seminário Nacional deOrçamento Público, garantiuque o governo vai acelerar o empenho do orçamento do PAC.Ela também frisou que o PAC tem como meta fazermais gestão de risco e não apenas de um cronograma deobras.

"Aavaliação do comitê gestor do PAC  é de olhar onde estão os riscos de interrupção dosconjuntos de eventos,  que vai desde o estudo, passando pelo projeto,pelas diferentes fases de licitação, pelaobra propriamente dsta".

A ministra comentou, ainda, oresultado do leilão de licitação de um trecho daferrovia Norte-Sul, arrematado hoje pela Companhia Vale do Rio Doce por R$ 1,4 bilhão.

Ela disse não ver problemas no fato de umúnico concorrente ter arrematado o trecho. Segundo ela, seria ruim se ninguém apresentasse uma proposta.

"Quesobre dinheiro para construir o segundo trecho. Que nósconcluamos a ferrovia, pois são mais de mil quilômetroscortando o coração do Brasil".