Felipe Linhares
Da Agência Brasil
Brasília - Ao analisar a transcrição das caixas-pretas do Airbus da TAM, divulgada ontem (1º), o assessor de Segurança deVôo do Sindicato dos Aeronautas, comandante CélioEugênio de Abreu Jr., disse ter observado que, além do spoiler, os freios automáticos do avião também não funcionaram.Segundo ele, se os dois equipamentos estivessem em operação, a aeronave não teria chegado ao final da pista de Congonhas a uma velocidade de 175 quilômetros por hora."Os freios automáticos ficam nas rodas. Quando o avião toca o solo, o amortecedor é comprimido e a roda gira em torno de seu próprio eixo - algo que leva milésimos de segundos. Com isso, os freios são acionados, o que ajuda a diminuir a velocidade", explicou.Para o comandante, a falha nos equipamentos pode ter sido causada por errohumano, material, operacional ou pelo conjunto desses fatores. Ele lembrou que somente as investigações podem dizer o querealmente houve. E acrescentou que as especulações sobre as possíveis causas do acidente atrapalham os trabalhos.“Asinvestigações do Cenipa [Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes] ainda não começarame já existem várias hipóteses. Pessoas que nãosão do ramo, como a polícia e os parlamentares, nãopodem divulgar sistematicamente esse tipo de informaçãosem que os especialistas em segurança de vôo terminem otrabalho”, disse, em entrevista hoje (2) ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.A assessoria de imprensa do Cenipa informou que as investigações técnicas estão na fase de coleta de dados, seguindo para a partede análise. Os trabalhos estão divididos em três grupos. Fator humano, que analisa a ação dos pilotos; fatormaterial, focado nos equipamentos; e fatoroperacional, que faz a relação entre os outros dois fatores.Para Abreu Jr., a sobrecarga de pousos e decolagens em Congonhas reflete um problema de administração do aeroporto. “Agestão da aviação civil somada à gestãoda prefeitura de São Paulo - que permitiu que Congonhas fosse tomado por construções ao seu redor- deixou o aeroporto desse jeito”.