Erich Decat
Da Agência Brasil
Brasília - OMinistério do Turismo pretende investir, até o final doano, cerca de US$ 15 milhões em açõespromocionais na Argentina e nos Estados Unidos, com o objetivo de atrair viajantes. Essa medida faz parte da segundafase do Plano Aquarela, apresentada hoje (16), em Natal, aos governadores e secretários de Turismo da regiãoNordeste. Os investimentos estão incluídos no Planode Marketing Turístico Internacional,implementado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) no exterior. Na Europa, Inglaterra e Alemanha tambémaparecem como prioridades para o ministério e as ações de marketing nesses países deverão custar US$8 milhões, aproximadamente.
Em entrevista à Agência Brasil, por telefone, a ministra Marta Suplicy informou que a promoção na Argentina, por ser um país vizinho e responsável pelo maior contingente de turistas ao Brasil, terá recursos de cerca de US$ 3,2 milhões.
Nos Estados Unidos, as ações de marketing deverão começar em setembro, com investimento estimado em US$ 11,7 milhões, "focado principalmente na comunidade hispânica que mora em Miami, Nova York, Chicago e Los Angeles”. A ministra acrescentou que pretende investir nesse mercado "porque poderemos atrair os turistas que hoje vãopara o Caribe e o México, e não têm o costume de virpara a América Latina".
Entre as ações, ela citou como exemplo a que é realizada atualmente na Europa: "Começamos na Inglaterra uma campanha que utiliza desde os ônibus, que 'envelopamos' com figuras do Brasil, até rádio, internet e metrô", informou.
Marta Suplicy disse ainda acreditar em um retorno positivo para essas ações: "Acho que nós temos uma condição boa de trazermais turistas do exterior e que será superada a questão do câmbio, uma realidade que atualmente atrapalha”.
Outros 18 países estão incluídos no Plano Aquarela, que em maio foiapresentado no Rio de Janeiro e em São Paulo. O investimento total do Plano é estimado em US$ 85 milhões.