Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF) prenderam 165 pessoas e apreederam 55 armas e quase 10 mil munições de diversos calibres nos primeiros 15 dias de julho. Só a PRF foi responsável pela prisão de 160 pessoas. Os números fazem parte do balanço parcial divulgado hoje (16) pela assessoria de comunicação da PRF, com informações da PF. As ações fazem parte do esquema de segurança montado para os Jogos Pan-Americanos.
A maior parte das apreensões ocorreu na divisa sul do Rio de Janeiro, junto ao estado de São Paulo, com pessoas que traziam drogas e armas escondidas em carros ou no bagageiro de ônibus. Em uma única operação no dia 5 de julho, na BR 101, no município de Paraty, os agentes federais encontraram em um veículo 68 granadas, duas metralhadoras e 16 pistolas, além de mil cartuchos calibre 45. Segundo a PRF, a principal hipótese é que o armamento estava vindo do Paraguai.
Na mesma cidade, no litoral sul fluminense, os agentes da PRF apreenderam 21 quilos de cocaína e 23 quilos de crack nas primeiras duas semanas do mês. Também foram apreendidas 4.870 bolas de haxixe com um casal que vinha do Paraguai. A droga estava dentro de garrafas pet escondidas no tanque de combustível do veículo.
Na última sexta-feira (13), no dia da abertura do Pan, outra operação conjunta da PRF e da PF resultou na apreensão de quatro fuzis e uma metralhadora ponto 30, capaz de derrubar até helicópteros, e mais 6.800 munições de diversos calibres. Poucas horas depois, na madrugada de sábado, duas mulheres foram presas transportando no bagageiro de um ônibus procedente de São Paulo quatro fuzis, seis metralhadoras e mil cartuchos de munição.
A maior parte das armas apreendidas é de guerra, com alto poder de destruição, e utilizada nos confrontos entre traficantes e policiais nas favelas do Rio.
Durante as ações, também foram apreendidos 82 quilos de drogas e confiscados R$ 100 mil que estavam em poder dos detidos.