Ambulantes reclamam de fiscalização intensa da prefeitura durante o Pan

16/07/2007 - 16h26

Yara Aquino
Enviada especial
Rio de Janeiro - Os ambulantes cariocas reclamam que os lucros com a venda de produtos relacionados aos Jogos Pan-Americanos poderiam ser maiores se não fosse a fiscalização da prefeitura municipal. Os ambulantes freqüentam principalmente o bairro de Copacabana, onde está um grande número de turistas. Eles alegam que além de ter aumentado a fiscalização durante no período dos jogos, também não há novas concessões de licença de comércio.“Por mim que tenho a licença tudo bem, ainda vendo, mas para quem não tem a prefeitura não está querendo liberar mais”, reclama o ambulante Jeruso dos Santos. Apesar da fiscalização, ambulantes também esperam ter mais lucros com os turistas atraídos para os jogos e com a venda de produtos do Pan. Carlos Tenório vende cangas nas praias e agora está vendendo também camisetas com o símbolo oficial do Pan-Americano e espera um aumento de 20% no faturamento. “Mesmo com a fiscalização da prefeitura a venda melhorou um pouco”, diz.O agente de fiscalização de controle urbano da prefeitura do Rio de Janeiro, João Batista Martins, afirma que a fiscalização não aumentou devido aos Jogos Pan-Americanos, mas sim por causa da convocação, em janeiro, dos últimos aprovados no concurso público. “Aumentamos o efetivo devido ao concurso público, foram chamados novos agentes e agora estamos abrangendo toda a área para fazer a fiscalização”.Sobre as licenças, o agente municipal Marco Antônio Ferreira explica que estão sendo concedidas, porém nem sempre é para o local onde os ambulantes querem. “Existe um ordenamento urbano. A prefeitura faz uma avaliação e tem uma quantidade permitida por local. Às vezes os ambulantes não conseguem o local que eles querem”, afirma.Antes do Pan, a região do comércio popular do centro do Rio de Janeiro também reclamou do "monopólio" na venda de produtos oficiais. Oscomerciantes da Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega(Saara) reclamaram das restrições impostas para a produção e distribuiçãode artigos relacionados aos jogos. Quase 40 empresas foram licenciadas junto ao Comitê Organizador dosJogos Panamericanos Rio 2007, o Co-Rio, para a fabricação edistribuição de produtos alusivos à marca do Pan.