Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em um ano, a utilização da internetcomo telefone cresceu mais de 4.000% nos Pontos de Presença instaladospelo programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão(Gesac).
Segundo o Ministériodas Comunicações, o tempo de uso do serviço aumentou de 2.111 para89.066 minutos, entre dezembro de 2005 e dezembro de 2006. Cadaligação, nesse período, passou a durar 7,7 minutos – eram 4,8 minutos.
“Nosúltimos meses tem ocorrido um aumento nessas ligações. A unidade quemais as tem utilizado fica na Ilha de Trindade (ES), a cerca de 1.100quilômetros da costa brasileira. Como lá não há telefone, não existeoutra forma de comunicação por voz ou jeito de acessar a internet – sópor meio do Gesac”, informou o diretor de Serviços de Inclusão Digitaldo ministério, Heliomar Medeiros de Lima.
Oaumento foi atribuído, pelo ministério, à capacitação dos usuários dosPontos de Presença para os recursos de transmissão de voz via internet.A tecnologia, conhecida como VoIP – de voz sobre IP (protocolo deinternet, em inglês) – transforma sinais analógicos de voz em sinaisdigitais, permitindo que eles sejam transmitidos pela internet. Aprincipal vantagem é o barateamento do custo das ligações.
OsPontos de Presença começaram a ser instalados em 2003, com o objetivode permitir a inclusão digital de comunidades carentes localizadas emregiões onde as redes de telecomunicações tradicionais não oferecemacesso local à internet. Hoje, há 3.300 desses Pontos em 2.100municípios brasileiros.
Segundoo diretor, eles se encontram em comunidades indígenas e quilombolas, eem escolas rurais. O estado que tem o maior número de Pontos dePresença é Minas Gerais, com 454. Em seguida vêm Ceará, São Paulo eBahia, com cerca de 250 pontos cada. Roraima, com 22 pontos, tem omenor número desses estabelecimentos.
“Estamosno meio de um processo de licitação para completar 8 mil Pontos dePresença. Com isso, nós os levaremos a todos os municípios do país”,acrescentou Lima. A expectativa do ministério é atender a mais de 6,4milhões de pessoas. Em 2005 a tecnologia VoIP passou a seroferecida nos Pontos de Presença. Além de permitir a comunicação entreos diversos pontos, possibilita receber e fazer ligações para qualquertelefone no país. Não há cobrança de taxas e os responsáveis peloprograma já estudam impor limite para o tempo de utilização, hojelivre.