Grupo de trabalho apontará soluções para problemas em aeroportos, anuncia ministro

14/11/2006 - 20h04

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Depois de classificar os recentesproblemas nos aeroportos como um “episódio difícil para a sociedade” ede reconhecer a necessidade de as autoridades do setor “fazerem oesforço que for possível para resolvê-los", o ministro da Defesa,Waldir Pires, anunciou nesta terça-feira (14) a criação de um grupo detrabalho que deverá identificar as causas e apontar soluções.

Ogrupo de trabalho será coordenado pelo Ministério da Defesa e terárepresentantes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, da AgênciaNacional de Aviação Civil, da Infraero, do Comando da Aeronáutica e dossetores civis envolvidos.

O ministro disse acreditar que 60 dias"são suficientes para normalizar tudo, mas a normalização pode até serimediata".  Segundo Pires, a recontratação de 40 militaresrecém-aposentados, autorizada hoje pelo Tribunal de Constas da União, ea publicação do edital do concurso para controladores de vôo estãoentre as medidas adotadas na tentativa de resolver o problema no menorespaço de tempo possível.

OComando da Aeronáutica, acrescentou, mantém de prontidão os 159militares que atuam no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle deTráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília. Desse total, 39 foramconvocados a trabalhar já nesta terça-feira. Eles atuam nomonitoramento da região do Rio de Janeiro, considerada crítica pelasautoridades do setor.

Pires ressaltou que a criação do grupode trabalho não significa que somente agora o governo tenha se reunidopara buscar soluções para o problema. E reiterou a colaboração ampla detodos os setores envolvidos, depois de sugerir a possibilidade deanálise da eventual desmilitarização do sistema.

“Essa é uma posição que significa uma sensibilidade expressa a uma aspiração de toda a área de controladores. O grupo é uma possibilidade de nova formulação para todo o sistema de controle”, disse.