Lula diz que sonha em transformar Brasil no maior país cooperativado do mundo

24/08/2006 - 23h33

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite desta quinta-feira (24), em Foz do Iguaçu (PR), que sonha em transformar o Brasil "no maior país cooperativado do mundo". A declaração foi feita durante a abertura da 16ª Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), que será realizada até amanhã (25) com o tema A micro e pequena empresa e o acesso ao crédito de qualidade.Ao lado dos ministros Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento Industria e Comécio Exterior), Silas Rondeau (Minas e Energia), Sergio Rezende(Ciência e Tecnologia) e Paulo Bernardo (Planejamento), Lula destacou o papel das cooperativas no país. "As pessoas precisam sentir a necessidade de uma cooperativa – aí ela vai nascer e vai dar certo", disse Lula para uma pláteia de prefeitos e empresáros paranaenses.O presidente afirmou ainda que é necessário ajudar o trabalho das cooperativas: "Eu estou convencido de que o Congresso Nacional irá aprovar até o final do ano a Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa, porque será um beneficio para toda a sociedade brasileira".

A 16ª Convenção da Faciap reunirá lideranças empresariais e políticas em um debate sobre as políticas de crédito adequadas para o setor, considerando a possibilidade da concessão de empréstimos com garantia de crédito a longo prazo e juros mais baixos.

Durante o encontro serão apresentadas as experiências dos sistemas de garantia de créditos de países como o Canadá, Alemanha e Itália, que são referências mundiais no assunto.