Gil inaugura obras de restauração do patrimônio histórico na Bahia

24/08/2006 - 10h29

Agência Brasil

Brasília - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, assina, agora de manhã, em Maragogipe (BA), protocolo de intenções para a construção da unidade regional do Museu Nacional do Mar. O projeto, que terá recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Associação de Amigos do Museu Nacional do Mar (AAMNM). O objetivo é identificar, proteger e valorizar o patrimônio naval, instalando unidades museológicas em cidades que apresentam relação com o ambiente aquático, com a pesca artesanal e com os barcos tradicionais brasileiros.

À tarde, na cidade de Cachoeira, também na Bahia, Gil inaugura as obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração do Monte Formoso (Igreja do Rosário dos Pretos) e do cemitério. Para a recuperação, o Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, investiu mais de R$ 4oo mil. O ministro participa ainda do lançamento do Conjunto do Carmo, composto pelo convento, a Ordem Primeira e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Nofim da tarde, no Solar de Subaé (antigo Solar Araújo Pinho), em SantoAmaro, haverá o lançamento da Casa do Samba de Roda do Recôncavo Baianoe do CD Samba de Roda - Patrimônio da Humanidade. Será firmado termo decompromisso e adesão para a implementação do Plano Integrado deSalvaguarda e Valorização do Samba de Roda do Recôncavo.