Resultado do censo sobre população de rua em Belo Horizonte será divulgado hoje

22/08/2006 - 1h11

Ivan Richard
Da Agência Brasil
Brasília - Pela primeira vez, o Brasil terá o retrato da situação das pessoas que moram nas ruas. O Censo da População de Rua vai identificar quantos são, onde estão e se desenvolvem algum tipo de atividade. Hoje (22), o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, vai divulgar o levantamento das pessoas que vivem nas ruas de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, onde está sendo realizado o 5º Festival Lixo e Cidadania.

De acordo com o ministro, o estudo será realizado em várias capitais do país e vai permitir identificar as verdadeiras necessidades dessas pessoas. E, com isso, desenvolver programas para melhorar a qualidade de vida dessa população. “Não é um trabalho fácil, porque as populações de rua, os catadores, mudam com freqüência, principalmente os mais pobres, as populações de rua mesmo não têm endereço”, explicou Patrus.

“Fizemos esse trabalho, não só relacionado aos catadores, mas a toda a população de rua o que vai possibilitar que a gente desenvolva outras ações como o Bolsa Família, dos Centros de Referência de Assistência Social, os Cras, as Casas da Família, programa de trabalho e renda e capacitação profissional, relacionados à inclusão produtiva, à economia solidária para promoção dessas pessoas e famílias.”

Segundo Patrus Ananias, o trabalho voltado para a população que vive nas ruas tem sido desenvolvido de forma conjunta entre vários ministérios, como o do Trabalho e Meio Ambiente. Mas, especificamente no MDS, ele é uma das prioridades. “Nós temos investimentos significativos, em torno de R$ 8 milhões de reais com essas políticas.” O festival lixo e cidadania, onde será feito o anúncio do Censo da População de Rua, acontece até a próxima sexta-feira (25), com painéis de debates sobre gestão de resíduos sólidos urbanos e sobre políticas públicas para inclusão social e econômica de catadores de recicláveis e da população de rua. Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva e do Trabalho, Luiz Marinho, também estarão presentes ao evento.